domingo, 2 de maio de 2010

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Sabemos da importância da tecnologia na atualidade, pois tudo gira em torno dela, ou é muito exigida nos diversos espaços onde o ser está inserido.
Hoje, é extremamente necessário proporcionarmos a inclusão dos educandos no mundo da tecnologia no sentido de encaminhá-lo para um degrau a mais na sua vida profissional e pessoal, pois a exclusão digital está sendo vista como inaceitável, ou seja, a tecnologia é um quesito obrigatório assim como uma língua extra.
Negligenciar o aluno de vivenciar as variadas possibilidades que o mundo lhe cobra, seria como amarrar uma parte de sua potencialidade, ou ainda como lhe tirar a oportunidade de ter em seu currículo o que será inquestionavelmente uma obrigação: dominar a tecnologia e as ferramentas que ela nos oferece.
A tecnologia deve ser uma ferramenta de motivação para o aluno, onde se torne uma facilitadora e assim auxilie no seu processo de aprendizagem, uma vez que o computador lhe oferece meios e caminhos para buscar informações e fazer novas descobertas. As aulas de informática devem ser utilizadas de forma inteligente, onde o aluno apresente maior interesse e assuma papel de investigador. Isto acaba acontecendo simplesmente pelo fato de ser uma aula diferenciada do quadro de giz, livros, cadernos e das aulas expositivas, como no modo tradicional de ensinar.
Em muitas escolas já existem laboratórios de informática, porém estão sem utilidade pela inexperiência dos professores ou pela insegurança de se trabalhar com o novo, que na verdade não é mais “o novo” e sim algo exigido no mercado de trabalho.
Torna-se necessário nas aulas de informática uma mediação entre professor x aluno para que o trabalho não fique solto ou desinteressado, mas que haja troca de experiências entre os membros e que numa relação dialógica e afetiva se construam conceitos concretos e significativos para ambas as partes.
Professora, Claudia Damaceno Bezerra dos Santos

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